Tatuagens e os seus quês: antes, durante e o depois

sábado, outubro 18, 2014

Antigamente as tatuagens eram vistas como uma forma de vandalismo. Actualmente são uma forma de arte e uma maneira de cada um se ir expressando através do seu próprio corpo. É aquele caso de "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". Contudo é muito normal ainda nos dias de hoje encontrar pessoas que simplesmente pensam "Estás a estragar o teu corpo!" e/ou "Deus nos criou sem tatuagens, colocar isso no corpo para sempre é ir contra a Sua vontade" e outros blablablás.

Para mim, são uma forma de me expressar e eu tenho duas e - se a vontade e a certeza de querer mais, chegar - quem sabe terei mais no futuro. Mas fazer uma tatuagem é só marcar com um tatuador, escolher um desenho e enfrentar as agulhas? É. É e não é.

... O antes

Fazer uma tatuagem é para sempre. A não ser que se cubra com outra ou se gaste balúrdios em tratamentos a laser para remover. Então, o meu conselho número 1 é saberem que é eterno e irreversível.
Assim o número 2 é ter a certeza absoluta do que queres tatuar no teu corpo. Se a ideia te agrada mas tem alguma coisa que ainda não te fez dar o passo em frente, é porque essa ideia não vai passar disso mesmo: uma ideia. Uma florzinha pode parecer interessante de ter tatuada mas vais querer isso no teu corpo na próxima semana, no próximo ano, na próxima década? 
Como conselho número 3, escolham um lugar do vosso corpo que vos agrade e que se sintam bem. Não há aqui fazer tatuagem no lugar x porque viram no corpo do colega y e adoraram. Olhem o vosso corpo e conheçam-no. Será que seria bom ter uma tatuagem na costela embora não tenhas a silhueta invejável da Amber Heard, por exemplo? Em mim não seria de certeza, haha!
Número 4: pesquisem muito sobre tatuagens, procedimentos e cuidados. Pesquisem desenhos, se for uma frase ou palavra a ser tatuada, escolham a fonte em programas online para esse fim. É preferível que a tatuagem seja do vosso exacto gosto e não do tatuador.
Número 5: escolham um estúdio e um tatuador que vos pareça confiável e não tenha medo de vos mostrar as tintas que usa, o material. Perguntem a quem já fez tatuagens e procurem recomendações. Não se deixem levar pelo mais barato nem pelo mais caro, nem por ibope nem por nada. Escolham quem vos passar mais confiança e marquem o dia, a hora e sejam felizes. E se preparem para o que aí vem...

... O durante

Há quem chegue no estúdio, espere a sua vez e se entregue ao tatuador. Eu chego no estúdio e munida com a minha garrafa de água, faço me sentir bem hidratada e como tenho quebras de tensão, gosto de comer um doce em antes. Na verdade, eu levo um saquinho de gomas. Mas e por quê? Porque fazer uma tatuagem é ir machucar-se por livre e espontânea vontade e o nosso corpo realmente não foi feito para sofrer esse tipo de agressões. Então, mais vale prevenir do que remediar e lembrar-se de manter o nível de açucares, ir bem hidratada e alimentada. Existem histórias de pessoas que desmaiam enquanto são tatuadas e não são mitos.
Assim:
1) Levem água. Pelo menos água.
E muito importante: Não tomem remédios para dor em antes. E porquê? Porque quando o remédio entrar na corrente sanguínea vai alterar o sangue e vocês vão sangrar muito mas muito mais. 

Tatuagem dói. Mas calma lá! Não, não é uma dor insuportável nem é uma dor que te vai fazer querer morrer e chorar. Se tiveres gatos vais perceber que é como um arranhar deles e quiçá mais leve. Mas dói, não é indolor. Enquanto a agulha estiver friccionando a pele para deixar o pigmento debaixo da primeira camada, vai ser percebida uma sensação de queimadura. Se a tatuagem tiver um sombreado, o número de agulhas que friccionam a tua pele ao mesmo tempo aumenta... então, será mais doloroso. Mantém a calma. Tem lugares do corpo que também são mais dolorosos que outros. Na minha experiência, a clavícula não doeu nada em comparação com o antebraço. Contudo foram tatuagens diferentes, procedimentos diferentes e pronto... não posso tirar conclusões. Esperem uma dor. Se ajudar, sintam que vos vai doer loucamente e se surpreendam quando não for essa dor toda que pensavam ser. 

O tatuador vai vos desinfectar a pele, carimbar o desenho que vocês escolheram no lugar que vocês escolheram. Se não vos agradar o preview, façam já todas as alterações. Maior, mais pequeno, mais à esquerda, mais à direita... vocês é que sabem! Em seguida e após voltar a desinfectar, ele vai usar luvas e com todo o material esterilizado e descartável vai começar a tatuar-vos. Sintam-se livres para pedirem 1 minuto para descansar se vos doer demais. Ou para beber água.
Dependendo do desenho, as tatuagens podem levar de 10 minutos a horas. E tem vezes que precisam até de mais sessões com intervalos de uma semana para dar tempo da pele cicatrizar um pouco. Mas essas informações vocês terão com o tatuador. Aliás, sanem todas as dúvidas com ele.

... O depois

Depois de finalizada a tatuagem, o tatuador vai fazer o curativo. Ele vai passar uma pomada cicatrizante e envolver a tatuagem com película aderente. Isto para proteger a pele de nas primeiras horas - e as mais cruciais - estar aberta a receber todo o tipo de bactérias e imundices e também para que as fibras das vossas roupas não se colem à tatuagem em ferida. O vosso tatuador vai vos aconselhar dos seguintes procedimentos e cuidados a ter e eu recomendo que os sigam à risca para que no final da cicatrização - que demora até 3 semanas para estar completamente cicatrizada - a tatuagem saia o mais perfeita e sem necessidade de retoque.
Em todo o caso, aqui ficam os cuidados que eu sigo:
- Retirar a película 3 a 4 horas depois.
- Lavar bem as mãos e com os dedos molhados, molhar a tatuagem suavemente em movimentos circulares para ajudar a remover excessos de tinta, sangue se for o caso e plasma.
- Com a tatuagem molhada, fazer espuma nos dedos de um sabonete neutro (recomendo o de glicerina) e voltar a passar bem leve e bem suavemente na tatuagem.
- Passar água ao de leve novamente para remover a espuma.
- Com um pedaço de papel de mãos suave ou até papel higiénico, retirar o excesso de água da tatuagem sem pressionar, sem esfregar. Só deixar absorver.
- Deixar secar o resto ao ar livre.
- Finalizar com uma leve camada de pomada cicatrizante (que contenha Dexpantenol). Nas farmácias encontra-se e recomenda-se o Bephantene Plus (feridas!!!). 
- Lavar a ferida pelo menos 3 vezes ao dia e passar a pomada de hora a hora (pouco mas muitas vezes) durante os três primeiros dias e tentar, ao máximo, deixar a tatuagem respirar.

Disclaimer: Tem tatuadores que recomendam voltar a usar a película aderente. Eu acredito que todo o tipo de feridas cicatrizam melhor sem ficar abafadas - e também acho que o calor do plástico só aumenta a possibilidade da proliferação de bactérias. Tem tatuadores que também não admitem molhar a tatuagem até 3 dias e tem outros que nos impedem de comer carne de porco. Seja como for, eu sigo os procedimentos descritos acima.

A partir do segundo dia já se pode notar a formação de uma casquinha na tatuagem. Na verdade é como numa ferida normal que vai ganhando e se formando aquela crosta. Pois bem, continuem a hidratar sempre sem deixar que a zona resseque. 
O 5º dia, geralmente, é o pior. Aquela casquinha de antes que se revela a pele morta, começa a querer sair e começa também a tortura para nós. A tatuagem vai coçar demais! D-E-M-A-I-S. Ao ponto de sentir vontade de enfiar as garras na pele e arrancar tudo. Mas NÃO o façam. Aguentem. Passem o dedo ao de leve para ir "coçando" sem realmente coçar e aguardem mais uns dias até que toda a crosta saia e a tatuagem fique então cicatrizada, linda e perfeita. 

E se a coisa não estiver a correr bem?
Tem mais de um dia que fizeram a tatuagem e ela continua inchada, vermelha e quente? Pode ser uma reação alérgica! (Falo por experiência própria). Vão numa farmácia e peçam conselhos ao farmacêutico.
Se a tatuagem ganhar bolhas em volta e coçar - antes mesmo do processo de cicatrização da pele - recorram a ajuda.
E, muito pior, se houver pus e sentirem febre é infecção e precisam de consulta médica e muito provalmente antibióticos. Enfim, vigiem a tatuagem com toda a atenção. O bichinho parece fácil mas é cheio de detalhes importantes.

Vocês tem alguma vontade de se tatuarem?
Gostaram da publicação e foi de alguma ajuda?

You Might Also Like

12 comentários

  1. Eu nunca tive vontade de fazer uma mas adoro aquelas simples, a preto e branco, minimal e pequeninas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro essas. As minhas são a preto e branco, porém não são pequeninas. Tenho uma chave e uma frase, apenas.

      Eliminar
  2. Não tenho nenhuma tatuagem por saber que é algo eterno, daí nunca surgiu nenhuma que quisesse mesmo fazer. Mas o meu marido já fez e é de facto importante todos os passos que colocaste aí! :)

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho uma, e já ando em planos para outra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que fixe! Quais são os teus planos para a outra? E qual tens? :D
      Benvindo!

      Eliminar
  4. Adorei o post. Como te disse tenho quatro mas também tenho um piercing e já vi vários piercings e tatuagens serem feitos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Piercings não é a minha preferência! E eu já andei a cuscar o teu instagram para ver as tuas tatuagens :P

      Eliminar
  5. Eu não tenho mas gostava de fazer!
    A publicação está muito boa Catarina :D

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro tatuagens, ainda não tive oportunidade de fazer as minhas.
    Quero muito fazer no pulso (de lado), na parte interior do braço, só ainda não tenho a segunda e a terceira bem definida embora a primeira esteja mais do que definida.
    Gosto de tatuagens pequenas a preto e muito minimalista.

    R: Eu gosto de definir bem as minhas sobrancelhas, mas elas já são mais ou menos bem definidas. Embora quando tenho tempo faço sempre o risco.
    O corrector da Benefit é espectacular salva-me sempre. É leve e cobre mesmo muito bem. :)

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho três, hehe. Contudo não sigo alguns dos cuidados que segues - tenho pavor a molhar a tatuagem nos primeiros 3 dias! Bem, não sei se faz mesmo mal ou é só paranóia minha, a verdade é que a minha primeira tatuagem foi feita há quase 6 anos e a cor continua perfeita :)
    Bem, o teu texto foi simplesmente fantástico! Muito detalhado, de certo vai dar uma ajuda enorme a todos os que estiverem a pensar fazer uma tatuagem :)
    Continua com estes posts perfeitos ❤

    ResponderEliminar
  8. tenho uma e estou sempre a pensar na próxima mas nenhuma tem tanto significado para fazer como a primeira, por isso prefiro esperar :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário e visita ao meu blogue. ❤ Volta sempre.