Instax Mini 8

quinta-feira, janeiro 01, 2015


Sempre quis ter uma Polaroid daquelas bem antigas, gigantes e que provavelmente deixaria como um item de decoração da minha casa; um dia. Contudo, no início do ano velho vi um vídeo promocional sobre a Fujifilm Instax Mini 8 e entrou logo para a lista dos meus desejos. Acabei por a comprar em Maio e dei-lhe o nome de Anabela - porque eu tenho o costume parvo, ou não, de dar nome às coisas. Para iniciar este ano, vim fazer uma pequena resenha sobre esta máquina que eu sei que muitos de vocês a têm na wishlist. 

Eu comprei a minha porque queria muito mas precisei de ponderar muito bem as coisas. A máquina não é barata por si só mas, o pior e o que é necessário para que a máquina funcione são os filmes e o preço destes. É um vício muito caro de manter. Cada foto sai em média por 0,80€ e eu aposto que ninguém quer a máquina para estar simplesmente parada a um canto. Eu queria usar muito a minha mas, com a consciência de que se os filmes acabam eu preciso gastar muitos euros neles... guardo-a para ocasiões mais especiais.


A Fujifilm Instax Mini 8 é, então, uma câmara fotográfica instantânea. Vem na variedade de 8 cores: azul pastel, rosa pastel, amarelo pastel, preta, branca e, três novas cores; roxa, turquesa e framboesa. Custa em torno de 70€ e encontra-se à venda em lojas de fotografia, de electrodomésticos ou nas Fnac da vida. Eu comprei a minha na Fnac por 89€ e com um pack de 2 filmes de 10 fotos. 

A câmara é extremamente fácil de usar e de fotografar contudo, por o flash SEMPRE disparar é difícil tirar boas fotos logo de primeira. É preciso ter paciência e ter muita certeza do que se está a fotografar. Diferente das câmaras digitais, a instax imprime a foto no momento e não dá para ver o que se fotografou até a foto revelar. 

As fotos têm o tamanho de um cartão de crédito - daí o nome "mini" - então, se esperam fotos maiores tanto a Fujifilm como a Polaroid têm outros modelos de câmaras que correspondem a essa expectativa. A qualidade da foto é boa... mas não é esperado que tenha a mesma qualidade que uma digital ou uma reflex. 


Em suma, o ponto positivo desta Instax Mini 8 é a possibilidade de imprimir logo a fotografia e assim a podermos guardar connosco sem a deixar esquecida num cartão de memória ou numa pasta do computador.
O ponto negativo é mesmo o preço dos filmes. Se estes fossem (bem) mais baratos eu recomendaria esta câmara a qualquer pessoa; sendo assim recomendo a quem queira mesmo muito e tenha possibilidades de ir mantendo o vício que se torna fotografar instantaneamente.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Eu gosto destas câmaras e já estive para comprar uma Polaroid por um preço que me agradou mas informei-me sobre o preço dos filmes e foi o quanto bastou para me mentalizar de que não teria dinheiro para a manter activa. Pelo menos naquela altura, e agora também não pois ainda não trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. r. realmente é caro mas compensou mesmo em comparação com os preços da fnac... Mas é mesmo pena que sejam esses preços absurdos :s

      Eliminar
  2. Eu adoro a minha, azul como o céu e o mar :)
    Tenho desde o fim Agosto mas ainda só tirei uma fotografia. Loucura, eu sei. Mas tenho tanto medo de "desperdiçar" o rolo... Tento guardar para ocasiões especiais mas nem sempre dá para tirar nessas mesmas ocasiões porque, por exemplo, tenho receio de a levar quando saio à noite ou outros casos, com medo de a estragar. Enfim, um dilema! Um dos meus "objectivos" para 2015 é usá-la mais :p

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu também ainda não me aventurei nisso devido ao preço dos filmes mas gostavaaaaa tanto de ter uma xD

    ResponderEliminar
  4. Também quero uma máquina dessas!

    ResponderEliminar
  5. Também sempre quis ter uma :p

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que o bom da máquina é mesmo o facto de imprimir logo. É fofinha, pequena e diferente do habitual e, por isso mesmo, está na minha wishlist. No natal acabei por receber outra máquina fotográfica (digital), portanto espero ser eu a comprar este novo miminho. Gostei muito da review!

    R: Obrigado!!! (:

    ResponderEliminar
  7. por acaso não sabia que os filmes eram caros!

    ResponderEliminar
  8. Parece muito gira - gosto de fotografia mas ainda não tinha pensado em ter uma assim.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário e visita ao meu blogue. ❤ Volta sempre.