A rapariga no comboio

sexta-feira, setembro 04, 2015

Livros que andam pela ribalta nunca são o meu calcanhar de Aquiles. Sempre tenho medo de criar grandes expectativas e depois deprimir com a tamanha desilusão. Contudo, "A rapariga no comboio" chamou-me a atenção. Para ser sincera, comprei-o para oferecer a quem se interessasse mais por este género policial e thriller mas, às tantas, dei por mim a querer ler o livro e assim foi. Mil perdões.

Eu não agarrei o livro, ele quem me agarrou. Foi a minha desculpa para manter a luz acesa durante a noite por mais tempo, no quarto e também a minha pausa entre os estudos para ler mais um capítulo ou dois. 

As personagens principais são 3 mulheres. A Rachel, a Anna e a Megan. O livro é narrado por datas, como se de um diário se tratasse e através dos 3 pontos de vista destas personagens. A Rachel é alcoólica, a Anna é a gaja que nenhuma mulher quer que exista, aquela que chega e torna-se amante do marido e acaba por se casar com ele e constituir família e... a Megan, é a personagem que desaparece na trama - e os seus pontos de vista são narrados antes do seu desaparecimento. E depois têm as personagens secundárias como amigos, psicoterapeuta, maridos e os detectives.

O que atrai? Que todas as personagens são desconfiáveis. O álcool que a Rachel toma deturpa as coisas, a raiva de ser a culpada do fim de um casamento também torna as coisas complicadas e ler os segredos da Megan - antes de desaparecer - deixam o livro todo mais interessante e com vontade de descobrir logo, logo... ora se a Megan fugiu, se foi raptada, se assassinada. O que raio lhe aconteceu?

O clímax desta história contada cronologicamente e cheia de desconfianças, acontece perto do fim e ora os leitores saem surpreendidos ora saem com a mesma sensação que eu: não me faltou a surpresa, é claro, mas tinha sempre algo que não parecia bater certo com aquela personagem então estava praticamente à espera que o meu palpite estivesse certo. E estava. Mas não é o "fim" que faz o livro ser bom e fantástico. É toda a forma como está escrito e fez com que ficasse agarrada e me deixasse a pensar nele durante o dia. E ainda penso! Porque nem sempre tudo é o que parece ser.

Recomendo. Penso que a maior parte já deve ter lido este livro de Paula Hawkins... mas se não o fez, faça. Vale a pena.

Ps: Não coloquei imagem na publicação porque tive preguiça de fotografar.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário e visita ao meu blogue. ❤ Volta sempre.